24.12.10

O que é que eu vou fazer com essa tal... Miopia?


Bom, hoje fiquei com muita raiva de ser míope, mas antes que você pense que eu estou fazendo 'tempestade em copo d'água' quero dizer que eu realmente sou MÍOPE, isso mesmo, como todas as letras maiúsculas!
Sou daquelas que não consegue reconhecer uma pessoas a mais de 20m de distância. Fala sério é humilhante, traumatizante.
Aff, não gosto nem de lembrar da minha infância. Para começar quando eu estava na idade de aprender a ler era só dificuldade, eu simplesmente odiava os livros; na escola outra tortura: eu nunca enxergava nada que estava escrito no quadro e, como sempre chegava atrasada, sentava lá no fundão, então pra poder copiar ficava indo 'conversar' com alguma coleguinha que estivesse lá na frente da sala, assim, lia o que estava no quadro voltava para minha carteira e escrevia, talvez foi por isso que eu tenho uma memória tão boa; por outro lado eu adorava ditado, não precisava ler, enfim, passava a aula toda assim e a professora mandando eu parar de 'passear' pela sala, coitada, mal imaginava ela que eu era praticamente cega.
Mas enfim, depois de tanto falarem pros meus pais que eu tinha algum problema, resolverem me levar ao oftalmologista. Lembro-me que minha mãe me levou, coitada, ela quase infartou ao saber que eu teria que usar um óculos que era um verdadeiro 'fundo de garrafa'. Naquele dia fiquei sabendo que eu tinha uma big de uma miopia, sério mesmo,meu primeiro óculos, aos sete anos, era de -8,5 e -7,5 (em miopia os graus são negativos), mas calma o pior foi o médico obrigar minha mãe a comprar óculos no modelo redondo e de acrílico, levando em consideração que nessa época eu estava sem os quatro dentes superiores da frente. Foi traumatizante essa fase! Mas enfim, recentemente rasguei todas as provas dessa época. =)
Jamais me esquecerei da primeira vez em que coloquei aqueles ridículos óculos. Já havia anoitecido quando buscamos ele na ótica, eu coloquei ele e deitei no banco traseiro do carro. Comecei achar tudo estranho, óbvio né, agora eu enxergava! Foi então que perguntei pra minha mãe:

-Mãe, trocaram todas as lâmpadas da cidade?
-Não filha, porquê?
-Estão pequenas!

Dias mais tarde fiquei sabendo que míopes além de enxergar 'embaçado' os objetos distantes, vêm as luzes 'grandes'.
Depois vieram outros óculos, outros médicos, se bem que desde os 9 anos me consulto com o mesmo. E digamos, que superei esse trauma, às vezes tenho uma recaída e fico muito irritada por ser míope, mas aí é só fazer o 'jogo do contente': "Bom, pelo menos eu enxergo, pouco, mas enxergo!"
Por hoje é só, outro dia conto outras privações e traumas da vida de uma míope.
Diellen Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário